SEO, ou Search Engine Optimization, é a prática de otimização de páginas web para motores de busca. Quando bem otimizadas, essas páginas alcançam os primeiros resultados na pesquisa do usuário, em um processo conhecido como ranqueamento orgânico.
O ranqueamento por meio do SEO e suas técnicas é um requisito obrigatório para redatores e empreendedores que querem gerar tráfego em seus sites, visto que 75% dos usuários não passam da primeira página de buscas.
Para colocar sob uma perspectiva melhor, vamos pensar assim: você acabou de publicar um artigo sobre viagens. Para ordenar os milhares de posts desse tipo que existem, os motores de busca usam um parâmetro que determina quais artigos serão exibidos nos primeiros resultados. Como resposta a esse parâmetro, surgiu o SEO, a ferramenta que otimiza sites de acordo com as preferências do Google e seus usuários.
Existem muitos motores de busca, mas, como o Google é o gigante da área, engolindo mais de 92% do mercado, vamos nos focar nele, beleza?
Tabela de Conteúdos
- SEO: Como funciona?
- Passo um: Escolha a palavra-chave
- Passo dois: Estabeleça o tamanho e formato do texto
- Passo três: Otimize suas tags
- Passo quatro: Faça a devida linkagem
- Passo cinco: Use CTAs ou Call To Action
- Passo seis: Faça o melhor conteúdo
SEO: Como funciona?
Para entendermos como escrever para SEO, temos que saber como ele funciona. Primeiramente, você deve perceber que há dois tipos de SEO: On Page e Off Page.
SEO On Page
O SEO On Page é praticado dentro da sua própria página web – por isso o nome. Esse tipo de SEO visa a usabilidade, acessibilidade, conteúdo direcionado para a palavra-chave escolhida, e, principalmente, a qualidade. Ou seja, o conteúdo dentro da página deve ser claro, objetivo, relevante e visualmente agradável.
SEO Off Page
São fatores externos, ou seja, que não dependem de você e influenciam no seu ranqueamento, como link building e autoridade. Esses dois fatores estão relacionados: o link building, que será explicado mais tarde, é responsável por construir a autoridade que seu site transparece para o Google; ter autoridade, por sua vez, significa que você é confiável e, portanto, merece uma posição melhor no ranking.
E como começar?
Bom, não é difícil. Embora o Google não divulgue os fatores de ranqueamento, a maioria deles é bastante conhecida. Tendo esses fatores em mente, é só criar um artigo bem-escrito e com conteúdo relevante. E atenção: nunca copie textos. O Google pode e vai penalizá-lo por isso.
Passo um: Escolha a palavra-chave
É de conhecimento geral que os motores de busca mostram somente as páginas relacionadas ao conteúdo que o usuário pesquisou. Ou seja, se o usuário pesquisou “viagens”, seu conteúdo deve falar sobre viagens para que apareça nos resultados da página de busca. Neste exemplo, viagens é a palavra-chave e, por consequência, o carro-chefe da técnica SEO.
É importante notar que um bom artigo escrito em SEO sempre vai começar pela escolha da palavra-chave.
A escolha da palavra-chave vai definir praticamente todos os demais passos.
Como escolher a palavra-chave certa?
Escolher a palavra-chave nem sempre é tão simples. Primeiro, há dois fatores importantes a se considerar: o volume de buscas e a dificuldade de ranqueamento.
O volume de buscas é a quantidade de usuários que pesquisam pela palavra-chave em questão. Afinal, não adianta escrever um artigo lindo e bem otimizado se ninguém tem interesse no assunto; seu ranqueamento pode ser alto, mas o volume de visualizações e vendas vai continuar baixíssimo.
A dificuldade de ranqueamento é outro fator importante. Geralmente, quanto mais genérica a sua palavra-chave, maior o volume de buscas, mas também maior a dificuldade de ranqueamento. Isso acontece porque o número de resultados – a sua concorrência – é maior. Um bom exemplo é a palavra “caixa de som”.
Já quanto mais específica a palavra-chave, menor o volume de buscas e menor a dificuldade de ranqueamento. Seguindo o exemplo anterior, uma palavra-chave específica seria “caixa de som JBL Flip 4”.
O segredo para conseguir escolher a palavra-chave certa é saber equilibrar esses dois fatores. É preciso escolher algo que tenha volume de buscas, mas que ao mesmo tempo não seja extremamente concorrido, especialmente se você estiver apenas começando.
Dica: Use a ferramente Ubersuggest para ver o volume de buscas e a dificuldade de ranqueamento das suas palavras-chave.
Use com moderação
Muitos acham que a palavra-chave em SEO deve ser usada sempre que possível. Não é bem assim. Um texto saturado não é bonito nem agradável, e pode gerar penalizações.
Use sempre a quantidade de palavras que parecer natural e necessária. Se você quer uma referência, no entanto, a recomendação geral é de que as palavras-chave sejam entre 1% e 3% do texto.
Ou seja, se você tem um texto de 1000 palavras, o padrão é que as palavras-chave sejam repetidas entre 10 e 30 vezes. No entanto, você pode variar para mais ou para menos, dependendo das necessidades do seu texto.
Passo dois: Estabeleça o tamanho e formato do texto
Como é costume em SEO, não existe um número exato de palavras a serem escritas para que seu conteúdo tenha um bom ranqueamento. No entanto, em termos gerais, são necessárias ao menos 300 palavras para que o Google “veja” seu artigo. Além disso, as postagens devem ser completas o suficiente para satisfazerem o usuário.
Tenha sempre informações o suficiente para fazer um artigo relevante. Dependendo do nicho a que você pertence, o tamanho dos textos pode variar entre 400 e 4000 palavras, ou até mais.
Introdução
É importante que a sua introdução seja irresistível. A maioria dos usuários leva, em média, 3 segundos para decidir se vão ou não continuar a ler o seu conteúdo. Você deve fisgar seu leitor desde a primeira sentença, contando porque escreveu seu artigo e quais problemas ele pode resolver.
Para não esquecer o SEO, devemos também fazer uso da palavra-chave, mas sempre com contexto e naturalidade.
Sumário e anchor links
A criação de um sumário com anchor links no início da página é tida como uma boa prática de SEO. Mas vamos com calma: o que é um sumário? E esse tal de link de âncora?
O sumário é uma lista com todos os subtítulos usados no artigo. Você pode vê-lo aqui. Os anchor links estão presentes em cada item dessa lista, e são exatamente isso: links que servem como âncoras, levando o usuário diretamente para o pedaço da página em que o subtítulo está. Isso facilita a acessibilidade, visto que o usuário não precisa ficar scrollando até a parte que ele quer ler.
Por outro lado, os links de âncora também podem diminuir um pouco a permanência do usuário na página – um risco que você terá que levar em conta.
Escaneabilidade
Os textos para SEO costumam ter algumas características básicas que você deve seguir se quiser melhorar a experiência do usuário e, por consequência, o seu ranqueamento na página de buscas.
Todos os textos costumam ser alinhados à esquerda, e não justificados. Eles também têm parágrafos curtos – entre 4 e 6 linhas. Tome cuidado para não ficar invertendo a ordem natural das frases, que é sujeito + verbo + predicado, e seja sempre claro e objetivo.
Use imagens e/ou vídeos
Usar imagens, novamente, não é diretamente um elemento do SEO. Entretanto, o uso de mídias costuma deixar o texto visualmente agradável, melhorando a experiência do usuário e o tempo de permanência na página. E, complementarmente, o uso de imagens com a palavra-chave no título aumenta a razão palavra-chave/texto, aumentando também seu ranqueamento no Google.
Dica: Use imagens com o tamanho máximo de 500kb. A velocidade de carregamento é um fator relevante no SEO, e imagens maiores que isso costumam causar a temida lentidão.
Passo três: Otimize suas tags
Title Tag
Eu sei, eu sei, nomes em inglês podem assustar. Mas a title tag não é nada mais do que o título do seu post que aparecerá na SERP (Search Engine Results Page) quando o usuário pesquisar por uma palavra-chave. Para estar otimizada, a title tag deve ter entre 56 e 63 caracteres (contando com espaços) e a palavra-chave deve estar próxima do início da frase.
E não se esqueça: escrever para SEO é mais sobre escrever para o usuário do que para o motor de busca. Um título atrativo é fundamental para gerar cliques, então não hesite em sacrificar as regras previamente mencionadas em prol de uma title tag mais amigável e atrativa.
Meta Description Tag
A meta description tag ou, em HTML, <meta name=”description”> é a descrição do conteúdo da página que aparece na SERP.
Talvez você esteja a par do anúncio do Google de que a meta description não conta mais como fator de ranqueamento. No entanto, resolvi mencioná-la mesmo assim por um motivo simples: a meta description melhora a experiência do usuário. Quando não preenchida, a meta description é escolhida automaticamente pelo Google, o que pode prejudicar e muito a Taxa de Cliques (CTR).
Heading Tags
A quebra do texto em elementos “h1”, “h2”,…”h6” é uma parte da escaneabilidade chamada de heading tags. Essas tags são simplesmente o título (h1), subtítulo (h2), subtítulo do subtítulo (h3) e por aí vai.
É recomendado que se use a palavra-chave ao menos no título e em alguns subtítulos, mas sempre naturalmente. Se a palavra-chave ficar deslocada ou forçada ali, não a use.
Passo quatro: Faça a devida linkagem
A linkagem é o ato de usar links que direcionem o usuário para outra página. Podendo ser interna ou externa, a linkagem é um fator de SEO importantíssimo, pois pode gerar autoridade, aumentar a permanência do usuário no site ou simplesmente melhorar a experiência deste.
Linkagem interna
A linkagem interna visa fazer com que o usuário passe o máximo de tempo possível em seu site. Links internos apontam para outras páginas dentro do mesmo domínio, mas atenção: não adianta linkar páginas aleatórias, e sim conteúdos relacionados. Além disso, aponte-os sempre dentro do contexto, como um complemento, ou no final do artigo, como uma sugestão.
Linkagem externa
A linkagem externa, por sua vez, é a prática de linkar páginas de outros sites que complementem o seu conteúdo. E não ache que você vai sair perdendo com isso: além de ganhar pontos com o Google, você pode ser linkado de volta! E quanto mais linkagens externas seu site recebe, mais autoridade sua página ganha, aumentando seu ranqueamento. Essa prática é chamada de link building.
Passo cinco: CTAs ou Call To Action
Call To Action, ou Chamar para a Ação, é um termo de marketing para as palavras ou frases elaboradas com o intuito de levar o usuário a agir, seja comprando um produto, baixando mais conteúdo ou simplesmente continuando a navegar no seu site. Exemplos de CTAs são:
- Veja;
- Assine;
- Não perca;
- Confira.
Os CTAs são especialmente importantes para fidelizar o leitor e, consequentemente, aumentar suas chances de ranqueamento.
Passo seis: Faça o melhor conteúdo
Saiba sempre o que sua concorrência está fazendo, mas não se limite a isso; esteja à frente deles, fazendo sempre o melhor conteúdo dentro das suas possibilidades. O SEO é apenas um complemento para o profissional capacitado, que está apto e disposto a ir além. Escreva bem, escreva para seu público e os resultados virão. Aqui estão mais algumas dicas para você fazer o melhor conteúdo:
- Identifique as tendências de palavra-chave;
- Faça uso do Google Analytics;
- Defina sua persona e público-alvo;
- Use sempre links de qualidade; e
- Conecte-se às redes sociais!
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